quinta-feira, 30 de junho de 2011

DIA D EM COMBATE ÀS DROGAS







No dia 10 de junho de 2011 foi realizado o Dia D em Combate às Drogas no município de Triunfo – PE, onde estavam reunidos toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o Prefeito Luciano Fernando de Sousa, os funcionários públicos, escolas públicas e particulares, igrejas e representantes da sociedade civil, concentrados na Praça Júnior Veríssimo, saindo em passeata pelas ruas da cidade até o Pátio de Eventos, onde ocorreu a seguinte programação:

08:00 horas (manhã) – Concentração – Praça Júnior Veríssimo

08:30 horas – Caminhada pelas ruas da cidade (animação Davi Vanderley)

09:00 horas – Pronunciamento das autoridades presentes

09:30 horas – Apresentação de Davi Vanderley

10:00 horas – Show Musical

Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social

quarta-feira, 29 de junho de 2011

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DOS IDOSOS EM TRIUNFO - PE




Aconteceu dia 21 de junho, no Centro Social Padre Ibiapina, a II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE DEFESA DOS DIREITOS DOS IDOSOS EM TRIUNFO - PE. Onde a palestrante Dra. Mauriciana Pereira Ferreira, enfocou o tema: “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”. O evento contou com a presença de grande número de idosos, que participaram com muito entusiasmo.

Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social

DIVERSIDADE NOS CURSOS DA TERCEIRA IDADE: CURSO DE CONFECÇÃO DE ALMOFADAS




O Grupo da Terceira Idade de Triunfo, “Oásis da Alegria” desenvolve mais uma atividade oferecida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, destacando-se dessa vez o curso de Confecção de Almofadas, onde os materiais confeccionados são de grande utilidade, servindo também como ornamentação nas residências das mesmas.
Uma dessas idosas é a Sra. Margarida Lourenço, carinhosamente conhecida como D. Didi: “Gosto e sou muito bem cuidada aqui. O que faço, faço com muito carinho, é um trabalho que me dá gosto. Acho que com a disposição que tenho, se eu ficasse deitada, isto não seria bom, acrescenta”. Deixa ainda um recado aos que não chegaram à terceira idade: “devemos sempre lutar pelos nossos objetivos, respeitando para ser respeitado, trabalhando e exercitando a mente”. Finaliza ainda dizendo: “É uma alegria muito grande as pessoas virem aqui, nos dando os parabéns pelo nosso trabalho”.

A vida ativa dos idosos é muito importante, já que até seus movimentos simples necessitam de um músculo e de uma preparação maior do que aqueles mais jovens. Para cada dia acamado, o idoso necessita de três em movimento para recuperar a musculatura que perdeu. É uma reunião de fatores que afeta a saúde destas pessoas com mais de 60 anos, o que significa muito mais tempo para aproveitar a vida.

Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social

NOVOS TRABALHOS DA TERCEIRA IDADE - CURSO DE BISCUIT





Os belíssimos trabalhos da terceira idade, do curso de biscuit, vem sempre superando as expectativas de todos, dessa vez com os Sapinhos decorativos da turma das iniciantes, e potes de mantimentos para feijão e arroz da turma das veteranas.

“Cheguei aqui arrasada, na maior depressão. Quase não falava, ficava inibida no meio de tantas pessoas que não conhecia, mas todos aqui foram tão carinhosos comigo que passei a me sentir bem. Além de me distrair, sempre aprendo coisas novas e conheço muita gente bacana. Está sendo ótimo para minha autoestima”, assim declarou a Sra. Carlinda Gomes de Sá Nogueira, de 62 anos.

Além disso, o curso visa intermediar entre o laser e o aprendizado, já que muitos idosos não se preocupam com a formação profissional - é a opinião da Monitora desse curso - a Sra. Aparecida Ribeiro, que conclui seu pensamento: "as minhas alunas idosas são minha inspiração e aprendizado constante"

Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social

segunda-feira, 27 de junho de 2011

PRIMEIRO CIRCUITO DE ESPORTE E CIDADANIA SELO UNICEF







A Prefeitura Municipal de Triunfo, a Secretaria Municipal de Assistência Social, e a Secretaria de Turismo, Cultura e Desporto, realizou no dia 19 de junho de 2011, no Ginásio de Esportes irmã Rafaela, o I CIRCUITO SELO UNICEF. Foi um dia com jogos, brincadeiras, danças, modalidades culturais e músicas. Todos os seguimentos ali representados (crianças, adolescentes, jovens, idosos, deficientes ...) foram estimulados ao esporte, lazer e a cultura em nosso município. Todos ficaram mais abertos a aprender novas formas de convivência, valorizando a cultura e atuando como agentes da transformação social.

Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social

sexta-feira, 17 de junho de 2011

CRIANÇAS DAS BRINQUEDOTECAS DO CRAS VIVENCIAM O PROJETO TODOS CONTRA A DENGUE




No dia 06 de junho de 2011, as crianças da Brinquedoteca do CRAS do Alto da Boa Vista e Rosário, deram início ao “Projeto Todos Contra a Dengue”, onde trabalharam as questões de prevenção e quais foram: os cuidados para evitar essa doença. Dando continuidade ao Projeto nos dias 14 e 16 de junho, as crianças saíram em passeata pelo Alto da Boa Vista, e nos dias 21 e 22, sairão pelas ruas do Bairro do Rosário, alertando e conscientizando a população sobre os perigos dessa doença. Entre você também nessa luta!


Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social

quinta-feira, 16 de junho de 2011

MOBILIZAÇÕES NAS ESCOLAS PARA O DIA D EM COMBATE ÀS DROGAS











No período de 06 a 09 de junho de 2011, a Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o CRAS, esteve realizando as Mobilizações para o Dia D em Combate às Drogas no município de Triunfo, onde foram realizadas palestras nas escolas da cidade com o Pastor Ricardo da cidade de Petrolândia - PE, que trabalhou o tema: "Família e Drogas. O que Fazer? Com a seguinte programação:

• Dia 01/06/2011
Momento na Rádio Triunfo FM

• Dia 03/06/2011
Reunião com os parceiros do Projeto Social de Cara Limpa
Às 10:00 horas na sede da secretaria

• 06/06/2011
Projeto Autoestima e Valorização Pessoal
Tema: Drogas
Auditório da Prefeitura

• 07/06/2011
Mobilização nas Escolas:
08:00 Horas – Escola Crescer
10:00 Horas – Escola Nova Geração

• 08/06/2011
Mobilização nas Escolas:
Manhã:
08:00 Horas – Escola Monsenhor
09:30 Horas – Escola de Referência em Ensino Médio Alfredo de Carvalho
Tarde:
13:00 Horas – Escola Monsenhor
14:30 Horas – Escola João Henrique (Canaã)
Noite:
19:00 Horas – Escola Monsenhor

• Dia 09/06/2011
Manhã:
08:00 Horas – Escola São Vicente de Paulo / PETI
10:00 Horas – Centro Educacional de Triunfo - CET
11:30 Horas – Escola Nova Geração

Tarde:
14:00 Horas – Escola Manuel Cândido (Jericó)

Noite:
19:00 Horas – Escola São Vicente de Paulo


Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Dia Mundial de Combate a Violência contra pessoa Idosa


Hoje, dia 15 de junho de 2011, comemora-se o Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. A Organização Mundial de Saúde, em 2006, decretou esse dia com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil sobre as mais diversas formas de violência que as pessoas idosas sofrem em seus lares, nas instituições ou nos espaços públicos, e despertar uma consciência mundial, social e política, da existência da violência contra os idosos. Assim, vamos fazer com que todos os profissionais e a sociedade em geral façam cumprir o direito dos idosos como manda o estatuto.




Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social