quinta-feira, 22 de setembro de 2011

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS DE TRIUNFO/PE


A Comissão Municipal de Emprego e Renda de Triunfo/PE, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Estado de PE, com recursos do Governo Federal, através do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT, repassados pelo Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, contando com a contrapartida do Governo do Estado, foi contemplada com dois cursos a serem realizados pelo PLANTEQ em nosso município.

A distribuição das turmas, o público prioritário e a meta de educandos a serem beneficiados é a seguinte:

DISTRIBUIÇÃO DE TURMAS PLANTEQ 2011 – TRIUNFO/PE


CURSOS:


1. Eletricista de Instalações Prediais

2. Recepcionista/Telefonista


PÚBLICO: Ib. Trabalhadores/as sem ocupação - Intermediação de Mão-de-obra.

IDADE: de 16 a 25 anos

TURMAS: 25 educandos cada

TOTAL: 50 vagas


As inscrições são limitadas e vão acontecer na Secretaria Municipal de Assistência Social no período de 26 a 30 de setembro.


Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

EM TRIUNFO/PE EVENTOS CELEBRAM O DIA NACIONAL E INTERNACIONAL DA PESSOA IDOSA


No dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas. A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.

As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.

O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.

No Brasil, a comemoração é feita no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade, tendo sido adotada a partir de 1999, para considerar as dificuldades, direitos e deveres a que estão sujeitos.

Para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, pratique atividades produtivas, etc.

Envelhecer não é um processo fácil, muitas vezes causa depressão, desânimo, pois as pessoas vão sentindo que não tem mais valor para o trabalho, nem para seus entes queridos e familiares.

É comum vermos pessoas colocando idosos em casas de repouso, para não ter obrigação e cuidados com os mesmos. Isso é uma falta de consideração e de responsabilidade social, pois os direitos dos idosos encontram-se na Constituição do Brasil.

No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.

É preciso que sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a sua estabilidade emocional.

Sendo assim, estando com o lado emocional equilibrado, a saúde mental será muito mais valorizada e proveitosa.

“A Semana do Idoso é mais uma forma que nós encontramos de valorizar a terceira idade, além de proporcionar momentos de lazer voltados só para eles. Isso dignifica o ser humano, o que é uma das nossas atribuições determinadas pelo prefeito Luciano Fernando de Sousa, disse a secretária: Paula Cristiane.”

PROGRAMAÇÃO

SEMANA DO IDOSO – 26 A 30/09/2011

Ø Dia 26/09 (segunda-feira)

Hora: 07:30 h – Projeto Terceira Idade em Movimento. Atividades esportivas e recreativas.

Local: Academia das Cidades

Ø Dia 27/09 (terça-feira)

Hora: 19:00 h – Missa em Ação de Graças pelo Dia Nacional do Idoso.

Local: Igreja Matriz.

Hora: 20:00 h – Baile Comemorativo - Escolha do idoso e idosa mais animado.

Premiação surpresa – doação Loja O BOTICÁRIO

Apresentação do Trio Tá Danado de Bom.

Ø Dia 28/09 (quarta-feira)

Atividades manhã e tarde nos Distritos de Canaã e Jericó.

Apresentação de mensagens, palestras, dinâmicas, lanche e forró. (Zé do Brejo).

Ø Dia 29/09 (quinta-feira)

Hora: 14:00 h – Tarde Recreativa com distribuição de brindes.

Patrocínio Loja O BOTICÁRIO.

Local: Secretaria Municipal de Assistência Social.

Ø Dia 30/09 (sexta-feira)

Hora: 09:00 h – Manhã de Sol

Local: Águas Parque




Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

No mundo globalizado, as pessoas são hoje consideradas, um verdadeiro capital intelectual para as empresas, capazes de criar potencial competitivo, criatividade e inovação, desde que devidamente preparadas e motivadas. As pessoas não podem ser mais vistas como meras fornecedoras de mão-de-obra, mas sim parceiras do negócio e fornecedoras de conhecimento. Elas têm, portanto, uma capacidade muito grande de auto direcionamento e de desenvolvimento, o que deve ser valorizado e incentivado pelas empresas e organizações, o que certamente reverterá em resultados satisfatórios é uma melhor qualidade de vida para todos.

A Secretaria Municipal de Assistência Social, e a ACMT (Associação Comercial do município de TRIUNFO/PE) apoiaram a jornada de Workshop-RH, projeto da Sra. VERA LÚCIA SILVA - VEMSERH + TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO (sermais.rh@gmail.com) em uma parceria inédita, concluindo no domingo 11/09/2011, a referida jornada que aconteceu em cinco módulos.

São eles:

· I - Equipe e Sinergia

· II - Comunicação Assertiva

· III - Autoconhecimento

· IV - Liderança

· V - Coaching (Introdutório)

Trata-se de um processo de curto prazo (05 dias), que de forma conceitual e vivencial, sistemática e organizada, proporciona as pessoas adquirir novos conhecimentos, habilidades e atitudes em função de objetivos definidos, gerando oportunidades para desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.

Grande parte desse programa de desenvolvimento, objetiva instigar mudanças de paradigmas: de atitudes reativas e conservadoras das pessoas, para atitudes proativas e inovadoras, melhorando assim, sua autoestima, espírito de equipe, relacionamento interpessoal e intrapessoal, o que reflete em um melhor desempenho no trabalho, na família e na sociedade.

“A jornada RH, foi ótima”! É uma oportunidade ímpar de análise de nosso ser, nas relações e no convívio com as pessoas, nos grupos com os quais convivemos. O que mais gostei, foram os momentos de avaliação dos nossos potenciais, ficando claro que o saber por si só, não mudará o mundo. A mudança do nosso comportamento acarretará a transformação da humanidade! Parabéns a nossa facilitadora, a Gestora de RH – Coach, Especialista em Psicologia Social e Comunitária, Vera Lúcia”. Palavras da participante: Marluce Beserra

“A jornada de workshop - RH correspondeu mesmo ao que foi divulgado: dinâmico, agradável, inspirador e transformador.”

Participante: Fátima Araújo

A VEMSERh + agradece e parabeniza a todas as empresas e participantes que acreditaram nesse projeto, demonstrando ser “especiais” e estar em sintonia com as melhores tendências em Gestão de Pessoas, que prioriza, investe e valoriza os seus colaboradores internos, para que possam sempre oferecer um serviço de qualidade e diferenciado aos clientes.

Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

DESFILE 7 DE SETEMBRO – 2011







No dia 7 de setembro de 2011, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu o desfile dos Programas Sociais do município, com o Tema: Diferença Social e Crescimento Cultural, onde versava sobre as fases da História Brasileira, destacando os acontecimentos na nossa Região Sertaneja, com o seguinte roteiro:
1. A luta do sertanejo pelo seu povo;
2. A corte no sertão;
3. Diferenças que se unem;
4. União de um povo para o seu crescimento.
Levando os triunfenses e visitantes a refletirem sobre as seguintes mensagens:
- O homem mais feliz, seja ele um rei ou um camponês, é o que encontrou a paz em seu lar. (Goethe);
- Nem todos os homens podem ser ilustres, mas todos podem ser bons. (Confúcio);
3. A probabilidade de fracassarmos na luta não nos deve deter no impulso de combater por uma causa justa. (A. Lincoln);
- A sabedoria não nos é dada; é preciso descobri-la por nós mesmos depois de uma viagem que ninguém nos pode poupar ou fazer por nós. (Marcel Proust);
- Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova. (Mahatma Gandhi);
- Façamos do nosso Triunfo, uma terra ideal, onde reine respeito, ética e cidadania.

Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

BRINQUEDOTECAS DO CRAS VIVENCIAM O PROJETO RESGATE CULTURAL



Durante o mês de agosto, foi vivenciado pelas crianças das Brinquedotecas do CRAS do Alto da Boa Vista e Bairro do Rosário o Projeto Resgate Cultural, onde foi trabalhado uma série de atividades voltadas para a nossa cultura, enfatizando o folclore brasileiro, tais como: dinâmicas, poesias, lendas, advinhações, trava-língua, parlendas, cantigas de roda, danças populares e comidas típicas.
Essa é mais uma ação do CRAS, incentivando as nossas crianças a cultura e a arte.


Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

OFICINAS DE REFLEXÃO COM OS ADOLESCENTES DO PROJOVEM NO DISTRITO DE CANAÃ - TRIUNFO - PE



A orientadora social do PROJOVEM de Canaã, o Coordenador do CRAS, e a Secretária Municipal de Assistência Social de TRIUNFO/PE , ministraram uma palestra com dinâmicas, mensagens e confecção de trabalhos sobre o tema: "O jovem na atualidade..."
Onde os adolescentes refletiram sobre suas ações, valores e atitudes necessárias para o mundo atual.
Assim objetivamos promover a inclusão de jovens qualificando e valorizando a sua participação social através de atividades sócioeducativas para garantir o direito à convivência familiar e comunitária e criar condições para a inserção e permanência do jovem na nossa sociedade.



Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CURSO BÁSICO DE VIOLÃO





Está acontecendo no CRAS do Alto da Boa Vista o Curso Básico de Violão para adolescentes e jovens do nosso município, o curso acontece nas segundas e sextas-feiras, das 13:30 às 15:30 horas. O curso é completamente grátis e conta com 10 violões comprados pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do recurso do IGD.
Essa é mais uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS.


Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.