segunda-feira, 30 de maio de 2011

CONFECÇÃO DO POTE DE ACESSÓRIOS PARA COSTURA - CURSO DE BISCUIT OFERECIDO A TERCEIRA IDADE


Os idosos da Terceira Idade de Triunfo participam de diversas atividades oferecidas semanalmente para eles, dentre essas, podemos enfatizar o curso de Biscuit, que tem sido muito dinâmico e proveitoso, a cada semana são confeccionados materiais muito criativos e de utilidade para o dia-a-dia dessas donas de casa, destacando-se dessa vez a produção de potes de acessórios de costura.

Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

A Secretaria Municipal de Assistência Social participou do Plano Estadual de Capacitação na Prevenção e Vigilância Social no Enfrentamento as Drogas


Dando continuidade ao Plano Estadual de Capacitação na Prevenção e Vigilância Social no Enfrentamento as Drogas, o Governo do Estado de Pernambuco, a Secretaria Executiva de Desenvolvimento e a Assistência Social, Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitações, o Instituto de Pesquisas Sociais Aplicadas (IPSA), e os Funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social de Triunfo, participaram no dia 25 de maio das 08:00 as 17:00 Horas, na cidade de Serra Talhada-PE do Seminário Regionalizado sobre Prevenção e Vigilância Social no Enfrentamento ao Crack e outras Drogas no Brasil.

Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social

terça-feira, 24 de maio de 2011

PROJETO CIRCULAÇÃO DE MÚSICA INSTRUMENTAL COM A ORQUESTRA CRIANÇA CIDADÃ EM TRIUNFO - PE




Foi um sucesso a apresentação e a aula concerto promovida pela Secretaria Municipal de Educação, para alunos de Escolas Públicas, onde contou também com a participação dos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. Houve também uma Grande Apresentação da Orquestra Cidadã para toda a Comunidade, Turistas e Visitantes na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores.



Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social

ACOLHIDA DO GRUPO DE IDOSOS DE TRIUNFO AO GRUPO VIVER COM INTENSIDADE DE CUSTÓDIA - PE




O ENCONTRO TEVE COMO OBJETIVO PROPORCIONAR AO GRUPO VIVER COM INTENSIDADE DA CIDADE DE CUSTÓDIA, QUE NOS VISITOU COM APROXIMADAMENTE 80 IDOSOS, UM MOMENTO DE SOCIALIZAÇÃO ENTRE GRUPOS DE IDOSOS DE CIDADES VIZINHAS (DESSA VEZ ENTRE O NOSSO GRUPO OÁSIS DA ALEGRIA E O DA CIDADE DE CUSTÓDIA), O TURISMO E LAZER DA TERCEIRA IDADE E UM MOMENTO DE PARCERIA E TROCAS. FOI REALIZADA A SEGUINTE PROGRAMAÇÃO PARA TODOS:

ACOLHIDA: NA SEDE DA SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL COM UM DELICIOSO CAFÉ DA MANHÃ REGIONAL E AO SOM DE MUITO FORRÓ, ALÉM DA APRESENTAÇÃO DO HINO DA TERCEIRA IDADE DE TRIUNFO, REALIZADA PELOS PRÓPRIOS IDOSOS.

VISITAS: MUSEU DO CANGAÇO, CIDADE DE TRIUNFO E ARTE SACRA

VISITA AO CENTRO DE TURISMO E LAZER - SESC TRIUNFO
VISITA AO CINE TEATRO GUARANY, ONDE PUDERAM CONFERIR A UMA BELA APRESENTAÇÃO CULTURAL DOS "CARETAS DE TRIUNFO".

VISITA AO ENGENHO SÃO PEDRO

E LOGO EM SEGUIDA SE DELICIARAM COM UM ALMOÇO NO RESTAURANTE E POUSADA PALHOÇÃO E ASSIM DESPEDIRAM-SE COM O RETORNO PARA SUA CIDADE DE ORIGEM (CUSTÓDIA)

AGRADECEMOS A VISITA E ESPERAMOS QUE TENHAM GOSTADO DO PASSEIO. TRIUNFO ESTÁ DE PORTAS ABERTAS PARA RECEBÊ-LOS SEMPRE.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

MOBILIZAÇÃO DO PROJETO SOCIAL DE CARA LIMPA COM OS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL SÃO VICENTE DE PAULO



No dia 18 de maio de 2011, estavam reunidos no Centro Social Padre Ibiapina, o Coordenador do CRAS, Roberto Nunes, juntamente com o Sargento Charliton Andrei de Freitas da Polícia Militar de Pernambuco e a Dra. Andressa Gregório, Delegada de Polícia Civil de Triunfo, juntamente com a direção, professores e os alunos do turno da noite da Escola Estadual São Vicente de Paulo, para mais uma etapa do Projeto Social de Cara Limpa que trabalha a prevenção de drogas em nosso município. Na ocasião foram trabalhados os temas: Prevenção com a Polícia Militar e a Repressão ao Tráfico com a Polícia Civil, onde também ficaram à mostra alguns tipos de drogas mais frequentes na nossa região, tais como: maconha (semente e ela pronta para o consumo), cocaína e crack. A mobilização foi finalizada com apresentação teatral - Cláudio Araújo.

HOMENAGEM DO PROJETO AUTOESTIMA AS MÃES





A Secretaria Municipal de Assistência Social através do Projeto Autoestima e Valorização Pessoal realizou uma Homenagem às Mães, no Salão Nobre da Prefeitura, no dia 09 de maio. Neste momento, foram dadas as boas vindas pela Secretária Municipal de Assistência Social, Paula Cristiane Bezerra Xavier de Sousa, em seguida houve algumas homenagens, dentre elas: Momento de louvor e oração com a equipe da Primeira Igreja Batista de Triunfo, Reflexão sobre o Papel da Família com Cláudio Araújo, Palestra sobre o que é Ser Mãe com a Psicóloga Rose Melo, em seguida sorteio de brindes e um delicioso lanche.

HOMENAGEM AS MÃES DOS PROGRAMAS: PETI, PBF E BRINQUEDOTECA




A Secretaria Municipal de Assistência Social, junto com a Coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Equipe do Programa Bolsa Família – PBF e o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS (Brinquedoteca) realizou, no dia 13 de maio, sexta-feira, no Centro Social Padre Ibiapina, uma linda Homenagem as Mamães beneficiárias dos respectivos programas.
Na oportunidade houveram lindas homenagens, como:
- Oração com o grupo de louvor da Igreja Batista;
- Momento com Cláudio Araújo, que fez uma Reflexão sobre a Família;
- Os alunos do PETI que participam do Curso de Violão do CRAS realizaram uma bela apresentação para suas mães;
- Apresentação do grupo de dança dos alunos do PETI
- Os alunos das Brinquedotecas do Rosário e do Alto da Boa Vista, recitaram poesias e cantaram músicas para as mamães;
- Sorteio de brindes e um Lanche especial.

Foi um momento muito especial!

TRIUNFO PARTICIPA DO PLANO ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO NA PREVENÇÃO E VIGILÂNCIA SOCIAL NO ENFRENTAMENTO AS DROGAS.



DANDO CONTINUIDADE AO PLANO ESTADUAL DE CAPACITAÇÃO NA PREVENÇÃO E VIGILÂNCIA SOCIAL NO ENFRENTAMENTO AS DROGAS, FOI REALIZADA NO MUNICÍPIO DE TRIUNFO/PE, A 1ª OFICINA DESCENTRALIZADA: "DROGAS" - DESAFIOS E POSSIBILIDADES ABORDANDO TEMÁTICAS SOBRE O USO DO CRACK E OUTRAS DROGAS NO BRASIL, FOI REALIZADA NOS DIAS 10 E 11 DE MAIO DAS 08:00H AS 17:00H, NO SEMINÁRIO SÃO JUDAS TADEU. NOSSO FACILITADOR FOI O SENHOR WAGNER LIRA (BIÓLOGO DO GEAD/UFPE (GRUPO DE ESTUDOS EM ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS), MEMBRO DO NEIP (NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDICIPLINARES SOBRE PSICOATIVOS).

NESTE MOMENTO CONTAMOS COM OS SEGUINTES PARTICIPANTES: CRAS ALTO DA BOA VISTA E ROSÁRIO, CÂMARA DE VEREADORES, PETI, SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS, SECRETARIA DE SAÚDE, ADESSU BAIXA VERDE, ESCOLA NOVA GERAÇÃO, ESCOLA SÃO VICENTE, CENTRO EDUCACIONAL DE TRIUNFO (CET), SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, CONSELHO TUTELAR DE TRIUNFO, PROGRAMA MÃE CORUJA, LAR SANTA ELISABETH, POLÍCIA CIVIL, POLÍCIA MILITAR, IGREJA CATÓLICA, IGREJA BATISTA, SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TRIUNFO E DE SANTA CRUZ DA BAIXA VERDE, SESC TRIUNFO, PASTORAL DO DÍZIMO, CONSELHO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE TRIUNFO, CONSELHO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TRIUNFO, CONSELHO DO IDOSO E COMISSÃO SELO UNICEF.

NOSSOS PARCEIROS PARA A REALIZAÇÃO DESTE EVENTO FORAM: GOVERNO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, SECRETARIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL, GERÊNCIA DE PLANEJAMENTO, PROJETOS E CAPACITAÇÕES, INSTITUTO DE PESQUISAS SOCIAIS APLICADAS (IPSA), E SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE TRIUNFO.

Dia Nacional de Combate à Homofobia - 17 de Maio


O dia 17 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate à Homofobia por meio do Decreto Presidencial assinado em 2010. Nesta data toda a população brasileira é convocada à mobilização para o combate a todas as formas de discriminação e de violação de direitos do segmento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros).
A homofobia se caracteriza como uma violação de direitos, bem como uma forma de preconceito contra os homossexuais. O Dia 17 de Maio é um dia de reafirmação da população LGBT ao respeito e à dignidade.
Convoca-se a rede socioassistencial para a mobilização local e o debate sobre os direitos da população LGBT, com a reafirmação da não-discriminação baseada em razão da orientação sexual. Nessa direção, ressaltamos, ainda, a importância do fortalecimento das ações de prevenção à violência e à discriminação e de enfrentamento das violações de direitos da população LGBT.
Que o Dia 17 de Maio renove o compromisso do Poder Público e da sociedade brasileira com a não aceitação de qualquer ato de violência, abuso ou exploração praticado contra o segmento LGBT com base em preconceitos relativos à orientação sexual.

Quem cala consente! Combata à violência sexual contra crianças e adolescentes



O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/00. A data marca um crime que ocorreu em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), e ficou conhecido como o Caso Araceli. Esse era o nome de uma menina de 8 anos que foi sequestrada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. O crime ainda está impune.
TRIUNFO/PE - não poderia ficar de fora da mobilização nacional para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. O objetivo é também intensificar a articulação entre setores e sensibilizar públicos de todas as idades no combate a prática desses crimes.
O silêncio e a omissão não podem esconder a violência sexual. O abuso pode se esconder em casa, na rua, na internet, em qualquer lugar.
Para denunciar ou receber orientações, ligue 100, ou procure o Conselho Tutelar de sua cidade.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Triunfo não esqueceu essa data tão importante, para nós esse dia são todos os dias, pois procuramos desenvolver nossas atividades também voltadas para o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-Juvenil.
“Esquecer é permitir. Lembrar é combater”. Este é o slogan do 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil. Instituído em 2000, o dia faz alusão a um crime, ocorrido no Espírito Santo, há 27 anos, em que Araceli Cabrera Sanches , então com oito anos de idade, foi violentada e assassinada. A campanha do Dia 18 de maio, produzida pelo CEDECA/BA, foi adotada pelo Governo Federal. FONTE: http://www.cedeca.org.br/

terça-feira, 3 de maio de 2011

PARABÉNS MAMÃES!

Domingo, será um dia muito especial: Dia das Mães! A Secretaria Municipal de Assistência Social vem através do Blog prestar sua homenagem.