quinta-feira, 22 de setembro de 2011

EM TRIUNFO/PE EVENTOS CELEBRAM O DIA NACIONAL E INTERNACIONAL DA PESSOA IDOSA


No dia primeiro de outubro comemora-se o dia internacional das pessoas idosas. A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a fim de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde e da integração social.

As pessoas idosas são aquelas com mais de sessenta e cinco anos, condição esta determinada pela Organização Mundial de Saúde, que os caracteriza como grupo da terceira idade.

O surgimento da data foi em razão de uma Assembleia Mundial sobre envelhecimento, realizada em Viena, na Áustria, em 1982.

No Brasil, a comemoração é feita no dia 27 de setembro, dia de São Vicente de Paula, o pai da caridade, tendo sido adotada a partir de 1999, para considerar as dificuldades, direitos e deveres a que estão sujeitos.

Para envelhecer bem é necessário que a pessoa, ainda na idade adulta, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social, mantendo relacionamentos com outras pessoas de sua idade, pratique atividades produtivas, etc.

Envelhecer não é um processo fácil, muitas vezes causa depressão, desânimo, pois as pessoas vão sentindo que não tem mais valor para o trabalho, nem para seus entes queridos e familiares.

É comum vermos pessoas colocando idosos em casas de repouso, para não ter obrigação e cuidados com os mesmos. Isso é uma falta de consideração e de responsabilidade social, pois os direitos dos idosos encontram-se na Constituição do Brasil.

No ano de 2003 foi criado o Estatuto do Idoso, que garante que seus direitos sejam respeitados. O regulamento traz várias disposições como: não ficar em filas; não pagar passagem de ônibus coletivo; descontos em atividades de cultura, esporte e lazer; adquirir medicamentos gratuitos nos postos de saúde; vagas de estacionamento; dentre outras, medidas em respeito à fragilidade em que os mesmos se encontram.

É preciso que sejam tratados com reverência e consideração, por serem mais velhos e por terem mais experiência de vida, aspectos fundamentais para a sua estabilidade emocional.

Sendo assim, estando com o lado emocional equilibrado, a saúde mental será muito mais valorizada e proveitosa.

“A Semana do Idoso é mais uma forma que nós encontramos de valorizar a terceira idade, além de proporcionar momentos de lazer voltados só para eles. Isso dignifica o ser humano, o que é uma das nossas atribuições determinadas pelo prefeito Luciano Fernando de Sousa, disse a secretária: Paula Cristiane.”

PROGRAMAÇÃO

SEMANA DO IDOSO – 26 A 30/09/2011

Ø Dia 26/09 (segunda-feira)

Hora: 07:30 h – Projeto Terceira Idade em Movimento. Atividades esportivas e recreativas.

Local: Academia das Cidades

Ø Dia 27/09 (terça-feira)

Hora: 19:00 h – Missa em Ação de Graças pelo Dia Nacional do Idoso.

Local: Igreja Matriz.

Hora: 20:00 h – Baile Comemorativo - Escolha do idoso e idosa mais animado.

Premiação surpresa – doação Loja O BOTICÁRIO

Apresentação do Trio Tá Danado de Bom.

Ø Dia 28/09 (quarta-feira)

Atividades manhã e tarde nos Distritos de Canaã e Jericó.

Apresentação de mensagens, palestras, dinâmicas, lanche e forró. (Zé do Brejo).

Ø Dia 29/09 (quinta-feira)

Hora: 14:00 h – Tarde Recreativa com distribuição de brindes.

Patrocínio Loja O BOTICÁRIO.

Local: Secretaria Municipal de Assistência Social.

Ø Dia 30/09 (sexta-feira)

Hora: 09:00 h – Manhã de Sol

Local: Águas Parque




Postado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário