sábado, 8 de dezembro de 2012

ARTICULADORA, PREFEITO E PRESIDENTE CMDCAT - SELO UNICEF





Perto de concluir mais um mandato como prefeito de Triunfo no próximo dia 31 de dezembro, Luciano Fernando de Sousa, esteve em Brasília na quinta-feira, 29/11 para receber mais uma boa notícia para seu município: O SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2009-2012. Pela primeira vez o trabalho desenvolvido pelo prefeito Luciano e toda a sua equipe em favor da melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes do município foi reconhecido pelos dirigentes do UNICEF no Brasil.
A solenidade de entrega do selo aconteceu no Museu Nacional, em Brasília (DF) e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; dos Direitos Humanos, Maria do Rosário e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; o senador Cristovam Buarque (PDT-DF); o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl, além de prefeitos de vários municípios brasileiros, conselheiros de direitos e articuladores municipais.
            “É uma satisfação muito grande receber o SELO UNICEF porque a gente entende que as políticas públicas estão dando certo. Em cima da disciplina, da organização e responsabilidade estamos conquistando esse Selo que tem um significado, uma importância muito grande para todo o município de Triunfo”, disse Luciano Fernando de Sousa, que esteve na solenidade acompanhado da Presidente do CMDCAT, Paula Xavier e da Articuladora Municipal do SELO UNICEF, Carla Nogueira, conforme foto acima.   

Luciano Fernando conta qual a estratégia para conseguir o importantíssimo selo.
“Nós estamos reduzindo a mortalidade, estamos conseguindo melhorar a vida das pessoas. E principalmente, construindo um país, uma nação em cima da preocupação com a criança e com o adolescente. Isso, as futuras gerações que irão agradecer a nós todos”, frisou.
O prefeito de Triunfo enumerou as ações que proporcionaram a conquista do importante reconhecimento do UNICEF.
            “Nós tivemos avanços significativos na área de educação, também implantamos políticas públicas voltadas para a inclusão social”. E principalmente na saúde com o acompanhamento da gestante conseguimos melhorar assim bastante nossos indicadores numa parceria inédita com o Programa Mãe Coruja.
Foi um grande encontro de interesses. Essas populações tem uma vida uma história, que se faz necessário trabalhar bastante a família. O foco principal foi à família, com ênfase na criança e no adolescente”, concluiu.

            O SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO é uma tecnologia social inovadora, lançada em 1999 no Ceará, que, desde 2005, alcança todo o Semiárido Brasileiro. A partir de 2009, o Selo chegou à Amazônia Legal Brasileira, articulando, mobilizando, comunicando, acompanhando e, finalmente, certificando as políticas públicas municipais voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Para conquistar o Selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.
            O Impacto e Gestão foram avaliados a partir do desempenho de indicadores de Saúde, Educação e Proteção no período de quatro anos (2009 a 2012).






Nenhum comentário:

Postar um comentário