segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

TRIUNFO conquista o SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2009-2012











É a primeira vez que o município de Triunfo é reconhecido internacionalmente pelo UNICEF, pelo fato de ter investido na garantia dos diretos da criança e do adolescente, através do monitoramento e acompanhamento dos indicadores sociais de gestão pública: impacto social e participação social nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social.
O anúncio oficial foi feito nesta quinta-feira (29) durante cerimônia nacional realizada no Museu Nacional, em Brasília, com as presenças  da Secretária de Assistência Social Paula Xavier, Carla Nogueira Articuladora para o Selo UNICEF de Triunfo e o Prefeito Luciano Bonfim (PR), que levou  a sua administração a este prêmio internacional. Luciano fez questão de agradecer o empenho de toda a equipe envolvida e a todos os triunfenses.
Os municípios certificados com o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012, no total foram 399 municípios do Semiárido e da Amazônia pelos avanços alcançados nas áreas da infância e adolescência.  O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF, em parceria com a Petrobras e a Rede Energia.
Confira os municípios de PE que conquistaram o Selo UNICEF Edição 2009-2012:

Municípios Finalistas do Pernambuco (PE):         27 municípios

1          Afrânio
2          Agrestina
3          Aliança
4          Arcoverde
5          Bezerros
6          Caruaru
7          Correntes
8          Glória do Goitá
9          Granito
10        Gravatá
11        Itacuruba
12        Jucati
13        Jupi
14        Limoeiro
15        Pedra
16        Petrolândia
17        Petrolina
18        Riacho das Almas
19        Salgueiro
20        Santa Terezinha
21        São Caitano
22        São José do Egito
23        Serra Talhada
24        Sertânia
25        Tabira
26        Tacaratu
27        Triunfo

O Selo UNICEF Município Aprovado busca fortalecer as políticas públicas municipais que garantem os direitos da infância e adolescência. Ao todo, 399 municípios do Semiárido (AL, BA, CE, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RN e SE) e da Amazônia Legal Brasileira (AC, AM, AP, MA, MT, PA, RO, RR e TO) foram reconhecidos pelos seus avanços na melhoria das condições de vida das crianças e dos adolescentes. No Semiárido, foram certificados 279 municípios, e 120, na Amazônia. Esses números correspondem a 22% do total dos 1.799 municípios que aderiram ao Selo em 2009.
Durante a cerimônia, também foram renovados o Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semiárido e a Agenda Criança Amazônia. Os dois compromissos buscam somar forças entre governo federal, governos estaduais, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas privadas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio no Semiárido e na Amazônia.
Estiveram presentes no evento o representante do UNICEF no Brasil, Gary Stahl; a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário; e a ministra de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros; os governadores Cid Gomes, do Ceará; Ricardo Coutinho, da Paraíba; Eduardo Campos, de Pernambuco; Wilson Martins, do Piauí; Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte; e Confúncio Moura, de Rondônia; e o senador Cristovam Buarque, do Distrito Federal, além do Prefeito Luciano Bonfim, a Secretária Paula Xavier e a Articuladora Carla Nogueira.
A partir da próxima semana, os municípios receberão os troféus e os certificados de reconhecimento e participação em cerimônias organizadas em cada uma das capitais dos Estados envolvidos.
Este foi o sexto reconhecimento de grande expressão recebido pelo Prefeito Luciano Bonfim em reconhecimento a sua gestão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário