segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO PRODUZIDOS POR MEMBROS DA TERCEIRA IDADE


 (Curso de Almofadas)

 (Curso de Biscuit)

 (Curso de Crochê)

 (Curso de Pintura em Tecido)

 (Curso de Pintura em Tela)

 (Curso de Reciclagem com Jornal)

 (Curso de Tapeçaria)

(Curso de Vagonite)


Ganha cada vez mais força a teoria de que a idade biológica não depende da idade cronológica, mas sim dos hábitos de vida. É preciso considerar que o envelhecimento é um processo biológico natural, em que o corpo sofre diversas alterações funcionais e anatômicas, afetando direta e indiretamente a nutrição e a saúde.
 Muito tem se falado em qualidade de vida, principalmente para terceira idade, tendo em vista que a expectativa de vida tem aumentado de forma considerável.
Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Assistência Social tem em sua grade de cursos Oficinas de Artes para a Terceira Idade visando resgatar a autoestima das pessoas acima de 60 anos a partir da criação de novas perspectivas de atividades rentáveis e flexíveis, além da proposta de uma ocupação e incentivo a produção.
Diante dos cursos oferecidos, notou-se uma grande procura das alunas (o público feminino é maioria) devido este ser um trabalho manual, criativo e terapêutico.
“A criatividade traz aspectos que facilitam mudanças e transformações no decorrer das nossas vidas, especialmente durante a nobre etapa que enfrentamos na terceira idade. Nunca é tarde para exercitar a sensibilidade que existe em cada um de nós. E quem é sensível tem, indiscutivelmente, capacidade para se abrir às artes. Eu nunca pensei em trabalhar com biscuit, hoje em dia, não me imagino sem minhas aulas semanais”; relata a Sra. Maria Salete Vicente, aluna do curso de biscuit.
O objetivo geral das Oficinas de Artes para a Terceira Idade é despertar e expandir nas alunas as potencialidades criadoras através de atividades artísticas especificamente apurando a coordenação motora e sensorial; descobrir e desenvolver novas formas de expressão artística; fornecer conhecimentos e técnicas de artes plásticas; despertar o interesse por valores artísticos, explorando a sensibilidade e o senso estético.
Metodologia - As aulas são realizadas em encontros semanais com duração de duas horas, nas dependências da Secretaria Municipal de Assistência Social. Há monitoras de artesanato, mas todas trocam suas experiências de aprendizado, pois ensinam, tiram dúvidas, dão dicas aos que querem aprender ou aperfeiçoar suas técnicas.
As idosas ganham ainda dicas de como comercializar seus produtos que podem ser mostrados aos amigos dos filhos, aos netos, aos vizinhos e em exposições (conforme foto em anexo) promovidas pela própria secretaria, para dar visibilidade ao trabalho artesanal.
A exposição conta com telas pintadas com tinta a óleo, pinturas em tecidos, trabalhos natalinos e peças variadas feitas em biscuit, trabalhos em crochê, almofadas decorativas, trabalhos em vagonite, tapeçaria, reciclagens com jornais, e caixas decorativas.
A exposição teve início desde o dia 02, e ficará a disposição de toda comunidade triunfense, na Secretaria Municipal de Assistência Social até dia 14, de 08:00 h às 13:00 h.
Prestigiem mais essa ação dessa secretaria em prol de nossos idosos.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário